Economia

Petrobras questiona critérios que apontam sobrepreço em obras

02/12/2010 - 11:31  

O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, afirmou há pouco, em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento, que há divergência entre os critérios usados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Petrobras para o cálculo dos custos em obras nas refinarias Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, e Abreu e Lima, em Pernambuco.

Ele questionou o cálculo do TCU que apontou sobrepreço nas obras das refinarias argumentando que esses empreendimentos têm custos superiores aos de uma obra comum de engenharia civil. O presidente da Petrobrás disse ainda que os preços considerados altos também podem ser explicados pelo aquecimento do mercado local de trabalho, principalmente no nordeste, e pela utilização de equipamentos específicos, sem referência na base de dados usada pelo TCU.

A reunião foi proposta para discutir a situação de obras da Petrobras com indícios de irregularidades graves e suspeitas de supervalorização de até 14%. Por conta disso, O TCU havia recomendado a paralisação dessas obras.

O objetivo da Comissão Mista de Orçamento é ouvir os dois lados da fiscalização (gestores e auditores) e, a partir das informações prestadas, discutir um acordo para não inviabilizar as obras.

A reunião segue no plenário 2.

Continue acompanhando a cobertura deste evento.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Murilo Souza

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.