Trabalho, Previdência e Assistência

Solenidade comemora 80 anos do Ministério do Trabalho

23/11/2010 - 14:38  

A Câmara realizou hoje sessão solene em comemoração dos 80 anos do Ministério do Trabalho, que serão completados no próximo dia 26 de novembro. O autor do requerimento para a realização da sessão, deputado Dagoberto (PDT-MS), presidiu a solenidade e destacou o papel decisivo do ministério para a conquista dos direitos dos trabalhadores no Brasil.

Na presença do ministro Carlos Lupi,  o deputado  transmitiu mensagem do presidente da Câmara,  Michel Temer, por meio da qual ele cumprimenta “o atual ministro e todos os servidores da pasta por fazerem do ministério um modelo de administração pública”.

Dagoberto ainda fez um breve histórico da atuação do ministério, desde a assinatura do decreto de criação pelo presidente Getúlio Vargas, em 1930, até hoje. Ele mencionou as várias denominações dadas à pasta, até o nome atual, Ministério do Trabalho e Emprego, e lembrou as primeiras reivindicações feitas pelos trabalhadores, entre elas: jornada de oito horas, salário mínimo, indenização por acidente de trabalho, contratos coletivos, direito à instrução primária, etc.

O ministro Carlos Lupi afirmou que “o ministério completa, neste ano, a marca de 1 milhão de jovens qualificados, meta esta que significa esperança de mais dignidade”.

Mais direitos
Líderes partidários que se sucederam na tribuna exaltaram os importantes passos na evolução dos direitos trabalhistas no Brasil, como o reconhecimento das centrais sindicais, depois da Constituinte, e, mais recentemente, o combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil.

Os deputados ainda fizeram referência geral aos 14 milhões de novos empregos criados nos últimos oito anos, o que, segundo eles, faz com que milhões de famílias deixem a linha de pobreza e alcancem melhores condições de vida.

Reportagem - Marúcia Lima
Edição – Murilo Souza

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.