Educação, cultura e esportes

Exposição destaca estímulo à democracia na Câmara

08/11/2010 - 11:29  

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor) realiza de hoje a sexta-feira (12) a exposição Educação para a Democracia. A mostra, que tem como foco o público jovem, é composta de textos didáticos e fotos de momentos marcantes da política brasileira pós-ditadura e de iniciativas da CâmaraA proposta do Governo para a Reforma Sindical propõe que a contribuição sindical seja substituída por uma contribuição negocial, que seria devida pelos trabalhadores aos sindicatos que participarem de negociação coletiva em seu nome. O percentual, definido em assembléia, deve ser de no máximo 1% dos rendimentos mensais dos trabalhadores ou 0,8% do capital social das empresas no ano. para reforçar valores e princípios da democracia.

Entre os momentos históricos estão a campanha pela aprovação da emenda das Diretas Já (1984), a promulgação da Constituição de 1988, a posse e o afastamento de Collor, a eleição de Lula e movimentos populares como o que levou à aprovação da Lei da Ficha Limpa, neste ano.

Na parte relativa às iniciativas da Câmara, a exposição mostra programas como o Parlamento Jovem, que permite a alunos de escolas públicas e particulares do ensino médio a vivência do processo legislativo, e o site Plenarinho, dirigido a crianças de 7 a 12 anos.

De acordo com uma das curadoras da exposição, Márcia Bandeira, a ideia é mostrar valores e princípios da democracia de maneira simples e lúdica.

"Além de informações sobre momentos marcantes da democracia no Brasil após a ditadura, a exposição possibilita aos jovens uma chance de conhecer de maneira mais efetiva o processo democrático e a importância de um parlamento livre para o desenvolvimento do País", diz a curadora.

A exposição é itinerante. Depois da Câmara, seguirá para o Sesc-DF e para escolas de nível médio de todo o País.

Da Redação/MS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.