Sessão solene homenageia Joaquim Nabuco
09/11/2010 - 09:55
A Câmara realiza em instantes uma sessão solene em homenagem ao jornalista, escritor, diplomata e deputado Joaquim Nabuco (1849-1910), como parte da programação relativa ao centenário da sua morte.
As atividades, organizadas pela Academia Brasileira de Letras, pela Fundação Joaquim Nabuco e pela Fundação Armando Álvares Penteado, começaram no mês passado, com uma exposição sobre a trajetória parlamentar de Nabuco, que ficará aberta para visitação até o dia 14 de novembro no Salão Negro do Congresso.
A sessão solene será realizada às 10 horas no Plenário Ulysses Guimarães. Em seguida, será lançado o livro “Discursos parlamentares - Joaquim Nabuco”, no Salão Nobre da Câmara.
Ainda na terça-feira, à tarde, a TV Câmara vai lançar o documentário “Diálogo com Joaquim Nabuco”, dirigido por Marcya Reis. O vídeo faz um paralelo entre a história do intelectual e a do jovem Thiago, universitário, negro e nascido na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Ano Joaquim Nabuco
A programação integra o conjunto de iniciativas públicas e privadas que homenageiam o diplomata ao longo de 2010, instituído como Ano Nacional Joaquim Nabuco por lei do senador Marco Maciel (DEM-PE).
Para organizar as homenagens, a Câmara criou uma comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto., formada pelos deputados André de Paula (DEM-PE), Maurício Rands (PT-PE), José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG) e Marcelo Almeida (PMDB-PR). Em abril deste ano, foi lançado um site comemorativo no portal da Câmara.
Da Redação/WS