Política e Administração Pública

Câmara homenageia Joaquim Nabuco com ampla programação

08/10/2010 - 11:35  

A Câmara realiza, a partir deste mês, uma série de homenagens pelo centenário da morte do jornalista, escritor, diplomata e deputado Joaquim Nabuco (1849-1910). Em parceria com a Academia Brasileira de Letras, a Fundação Joaquim Nabuco e a Fundação Armando Álvares Penteado, as atividades começam no dia 20, com a abertura de exposição e a realização de um debate com historiadores e acadêmicos.

A exposição histórica “Joaquim Nabuco. O valor da palavra empenhada” ficará aberta para visitação até o dia 14 de novembro, no Salão Negro do Congresso. A mostra destaca a trajetória política e parlamentar do intelectual, conhecido por sua oratória brilhante e seu pensamento libertário.

Eleito pela Província de Pernambuco em 1879, ocupou as tribunas até 1888. Sua atuação política foi marcada pela luta em defesa da abolição da escravatura. Levantou também debates em favor da democratização do uso do solo, da universalização da educação, da reforma tributária progressiva e do combate à especulação financeira.

A herança desse pensamento será discutida no colóquio “Joaquim Nabuco: o resgate de um capítulo na história do Brasil”, no dia 20, no auditório da TV Câmara. Participam, entre outros, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando Lyra, e o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça.

Sessão solene
As homenagens continuam no dia 9 de novembro, às 10 horas, com sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, seguida do lançamento do livro “Discursos parlamentares - Joaquim Nabuco”, no Salão Nobre da Câmara.

Ainda no dia 9, à tarde, a TV Câmara vai lançar o documentário “Diálogo com Joaquim Nabuco”, dirigido por Marcya Reis. O vídeo faz um paralelo entre a história do intelectual e a do jovem Thiago, universitário, negro e nascido na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ).

Ano Nacional
A programação integra o conjunto de iniciativas públicas e privadas que homenageiam o diplomata ao longo de 2010, instituído como Ano Nacional Joaquim Nabuco por lei federal, de iniciativa do senador Marco Maciel (DEM-PE).

Para organizar as homenagens, a Câmara criou uma comissão especial, formada pelos deputados André de Paula (DEM-PE), Maurício Rands (PT-PE), José Fernando Aparecido (PV-MG) e Marcelo Almeida (PMDB-PR). Em abril deste ano, foi lançado um site comemorativo no portal da Câmara.

Confira a programação completa:

Exposição
Joaquim Nabuco. O valor da palavra empenhada - Apresenta documentos, obras de arte, peças de mobiliário, utensílios, livros e cenário.
De 20 de outubro a 14 de novembro, de 9 às 18 horas, no Salão Negro do Congresso Nacional.

Colóquio
Joaquim Nabuco: o resgate de um capítulo na história do Brasil – Com participação de deputados, historiadores e acadêmicos.
Dia 20 de outubro, às 9h30, no auditório da TV Câmara.

Sessão solene
Dia 9 de novembro, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães.

Livro
Lançamento da publicação “Discursos parlamentares - Joaquim Nabuco” - Reedição ampliada do volume 26 da coleção Perfis Parlamentares, editada pela Câmara.
Dia 9 de novembro, após a sessão solene, no Salão Nobre da Câmara.

Documentário
Lançamento do vídeo “Diálogo com Joaquim Nabuco”
Dia 9 de novembro, às 16 horas, no auditório da TV Câmara.

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.