Dilma e Serra se enfrentam nas urnas em 31 de outubro no segundo turno
03/10/2010 - 21:31
Nenhum dos candidatos atingiu a maioria dos votos neste domingo e a disputa pela Presidência da República será decidida em segundo turno. Com 99,95% dos votos apurados, a petista Dilma Rousseff, com 46,90% dos votos até o momento, enfrentará no dia 31 de outubro o segundo colocado, o tucano José Serra, com 32,62% dos votos.
A campanha será retomada já na terça-feira (5), quando fica liberada a propaganda dos candidatos nas ruas. O horário eleitoral gratuito de rádio e TV volta a ser transmitido no dia 16 de outubro, nos mesmos horários reservados ao primeiro turno, e será veiculado até o dia 29.
O calendário eleitoral e a polarização na disputa para presidente podem dificultar a retomada dos trabalhos no Congresso, prevista para esta terça-feira. A pauta do Plenário traz medidas provisórias e o projeto que cria o fundo social do pré-sal (PL 5417/09), todos obstruindo as votações. Outras propostas podem ser incluídas na pauta de sessões extraordinárias por iniciativa do presidente da Câmara, Michel Temer, mediante acordo de líderes.
Propostas
Levantamento da Agência Câmara revela que parte das propostas dos candidatos Serra e Dilma para melhorar a saúde, a segurança pública, a geração de empregos e a educação, que são os quatro principais temas que preocupam a população (segundo levantamento do Ibope em junho), já foram transformadas em projetos de lei que tramitam no Congresso.
Veja, nos links e no quadro abaixo, as principais propostas dos candidatos para as quatro áreas e saiba mais sobre as propostas similares já apresentadas pelos parlamentares.
* Matéria atualizada às 02h12 do dia 04/10/2010

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcos Rossi