Relações exteriores

Presidente sírio pede apoio do Congresso Nacional à paz no Oriente Médio

30/06/2010 - 17:51  

Rodolfo Stuckert
Bashar Al Assad (E) encontrou-se com o presidente Michel Temer (D), na 1ª visita de um presidente sírio ao Brasil.

O presidente da Síria, Bashar Al Assad, pediu nesta quarta-feira o apoio do Congresso brasileiro às iniciativas de paz no Oriente Médio. Ele iniciou hoje a primeira visita oficial de um presidente sírio ao Brasil. Em Brasília, Bashar manteve reuniões com os presidentes da República, da Câmara e do Senado.

Al Assad disse ter vindo mostrar a gratidão ao povo brasileiro, que, segundo ele, "abraçou" o imigrante árabe com respeito a sua religião e etnia. Ele também agradeceu pelo que classificou de "posição objetiva e justa" do Brasil em relação às causas árabes, sobretudo na questão palestina.

Bashar Al Assad, que discursou na Câmara com a ajuda de um tradutor, quer que o Brasil continue atuando, ao lado da Turquia, como mediador da crise nuclear protagonizada por Irã e Israel. "A posição política é extraída da credibilidade e se fortificou durante a intermediação da questão nuclear iraniana. E hoje eu pedi ao presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] que não pare de praticar seus esforços em prol da paz”, disse Bashar.

“Naturalmente, nos dirigimos a vossa excelência [Temer] que apoie o presidente Lula nessa iniciativa de desempenhar um papel importante para resolver os problemas políticos", destacou. Bashar Al Assad manifestou ainda a intenção de que as relações parlamentares entre Brasil e Síria tornem-se mais estreitas.

Árabes no Brasil
O presidente da Câmara, Michel Temer, que é descendente de árabes, disse que o Parlamento brasileiro recebe o presidente sírio em estado de "alegria cívica", por conta dos milhões de árabes que vivem no Brasil. Segundo Temer, a política internacional do Executivo brasileiro conta com o apoio do Parlamento. "O Parlamento brasileiro hoje trabalha em harmonia absoluta com o Poder Executivo, o que ajuda muito as conquistas havidas durante o Governo Lula.”

E acrescentou: “Não só as conquistas sociais, mas um novo foco nas relações internacionais. Não ficou apenas na Europa e nos Estados Unidos, mas ampliou enormemente as relações, especialmente com os países árabes. Essa presença internacional do Brasil está muito vinculada às relações que se estabeleceram entre o Brasil e os países árabes, como, de igual maneira, em relação aos países africanos e a todos os países da América do Sul."

Solidariedade
Durante a cerimônia na Câmara, o coordenador do Grupo Parlamentar Brasil - Países Árabes, deputado Nilson Mourão (PT-AC), entregou a Al Assad uma carta de solidariedade ao povo sírio. O documento reconhece o "inalienável" direito da Síria sobre as Colinas de Golã, ocupadas por Israel desde 1967.

O presidente da Síria deve ficar no Brasil até sexta-feira. Está prevista a assinatura de vários acordos de cooperação bilateral, ligados à saúde, à educação e à área jurídica.

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.