Meio ambiente e energia

Meio Ambiente adia novamente a votação de relatório sobre amianto

30/06/2010 - 10:55  

Veja entrevista da TV Câmara com o relator do grupo de trabalho, deputado Edson Duarte (PV-BA).

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável adiou novamente, desta vez por falta de quórum, a votação do relatório final do grupo de trabalho criado para analisar as implicações do uso do amianto e seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente.

O relatório propõe a eliminação do amianto da cadeia produtiva brasileira. Entre outros pontos, prevê a aprovação de diversos projetos com esse objetivo, a destinação de recursos para pesquisas de fibras alternativas e para o tratamento de vítimas do amianto - fibra encontrada em estado bruto na natureza que, ao ser manipulado, pode provocar doenças como a asbestose e o câncer de pulmão.

Desde os anos 90, mais de 50 países já proibiram o uso do amianto. O Brasil permite o uso controlado do mineral em telhas, caixas d'água, tubulações e outros produtos para a construção civil. Mas quatro estados já proíbem a produção, o transporte e o manuseio do amianto em seu território: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo.

Prazo para substituição
A Associação Brasileira das Indústrias e Distribuidoras de Produtos de Fibrocimento (Abifibro), entidade que reúne os fabricantes de fibrocimento sem a adição do amianto, defende a substituição do amianto por outros produtos ao longo de um prazo determinado. Representantes de trabalhadores da mina de amianto de Minaçu (GO), única em atividade no Brasil, estiveram na Câmara para pedir a rejeição do relatório.

A comissão não definiu nova data para a votação do parecer do relator.

Da Redação/RM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.