Instituições também possuem linhas de crédito sustentável para empresas
24/06/2010 - 15:00
Além das linhas de financiamento destinadas ao setor habitacional sustentável, a Caixa Econômica conta ainda com linha de crédito para ecoeficiência empresarial. As empresas que quiserem investir em máquinas e equipamentos mais eficientes e limpos, possuem condições diferenciadas de financiamento.
Nesta quinta-feira, em seminário sobre o assunto - promovido pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Desenvolvimento Urbano -, os responsáveis por programas ambientais do Banco do Brasil, Caixa, BNB e BNDES apresentaram ações para impulsionar a construção civil de menor impacto ambiental.
Na Caixa, as taxas de juros são menores que as oferecidas para outros tipos de máquinas (menos eficientes e limpas), e o prazo de pagamento é de 60 meses, contra 36 meses para as máquinas que apresentam eficiência ecológica.
Essa linha de crédito financia a compra de sistemas de aquecimento solar de água, tratamento de resíduos, controle de poluição e reaproveitamento de água no processo produtivo. “Hoje, na Caixa, nenhuma atividade poluidora conseguirá crédito se não tiver licença ambiental”, resumiu o gerente nacional de Meio Ambiente do banco, Jean Rodrigues Benevides.
Copa de 2014
No Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos programas destacados durante o seminário foi o BNDES Procopa Turismo. Com dotação orçamentária de R$ 1 bilhão, esse programa deverá financiar, até o fim de 2012, a construção, a reforma, a ampliação e a modernização de hotéis dentro de padrões sustentáveis, para receber visitantes durante a Copa de 2014.
Segundo o gerente da Área de Planejamento do banco, Aquiles Poletti Moreira, a medida contribuirá para aumentar a capacidade de hospedagem para a Copa de 2014, incentivando também a construção e a gestão sustentável.
Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo