Ciência, tecnologia e Comunicações

Unesco escolherá 20 nações para aplicação imediata de indicadores de mídia

23/06/2010 - 19:24  

Brizza Cavalcante
Guilherme Canela: a Unesco pretende aplicar os aplicativos em todos os países-membros até 2015.

O coordenador de comunicação e informação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Guilherme Canela, afirmou nesta quarta-feira que a instituição vai escolher 20 países para aplicar imediatamente os indicadores de desenvolvimento da mídia estabelecidos pela entidade.

Canela participou de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na qual foi lançada a versão em português do documento “Indicadores de desenvolvimento da mídia: marco para a avaliação do desenvolvimento dos meios de comunicação”.

Segundo ele, a meta da Unesco é implementar os indicadores em todos os 190 Estados-membros da organização, de forma comparativa, até a 2ª Rodada da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, em 2015. “Nosso objetivo é fortalecer o direito à comunicação e à informação, diminuindo as desigualdades informacionais”, disse.

De acordo com a presidente da comissão, deputada Iriny Lopes (PT-ES), a publicação da Unesco estimulará a apresentação de projetos de lei que visem atender aos requisitos listados pela Unesco para uma comunicação democrática.

Outros estudos
Na audiência, a coordenadora do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), Carolina Ribeiro, apresentou o documento “Contribuições para a construção de indicadores do direito à comunicação”, editado pela entidade. Segundo ela, a ideia da pesquisa, realizada entre 2004 e 2005, é aprofundar o diálogo entre instituições interessadas na democratização das comunicações. “Há muitos pontos de encontro entre os indicadores do Intervozes e os da Unesco”, disse. Para Carolina, o grande desafio é aplicar os dois estudos no País.

Já o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Fabio de Sá e Silva informou que a instituição vai lançar, em agosto, livro sobre a democracia no Brasil, com um capítulo específico avaliando o papel da mídia. No entanto, conforme o especialista, a instituição vem se dedicando mais a estudar o setor de infraestrutura das comunicações do que a área de mídia como um todo. No último dia 7, o IPEA divulgou a pesquisa "Desafios e Oportunidades do Setor de Telecomunicações no Brasil".

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.