Educação, cultura e esportes

Abertas inscrições para o Parlamento Jovem 2010

Estudantes do ensino médio serão selecionados para vir a Brasília e atuar como deputados em sessões simuladas.

22/06/2010 - 10:42  

A Câmara dos Deputados abriu inscrições para a 7ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que será realizado entre 8 e 12 de novembro. O programa selecionará 78 estudantes para vir a Brasília participar de uma jornada parlamentar simulada que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.

Para participar, é necessário ter entre 16 e 22 anos e estar frequentando regularmente o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares de todo o País. O aluno deverá preencher uma ficha de inscrição, criar um projeto de lei e entregá-lo na escola onde estuda.

As escolas têm até o dia 20 de agosto para encaminhar as fichas de inscrições e os projetos às secretarias estaduais de educação.

A lista com os selecionados será divulgada em 4 de outubro. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte desses estudantes serão custeados pela Câmara.

Curso à distância
Neste ano, a Câmara oferece um curso à distância pela internet para que os jovens aprendam a elaborar um projeto de lei.

Os projetos de lei a serem inscritos poderão tratar dos seguintes temas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. Em 2010, no entanto, o foco escolhido é "O Jovem e o Mercado de Trabalho".

Câmara aprova

Veja entrevista do deputado Lobbe Neto em trecho de reportagem da TV Câmara sobre o Parlamento Jovem.

Os projetos apresentados no Parlamento Jovem são simulados, mas alguns são aproveitados pelos deputados e passam a tramitar na Câmara.

No último dia 8 de junho, a Câmara aprovou um projeto de lei do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) que foi inspirado em proposta apresentada em 2004, durante o Parlamento Jovem, pela aluna Martha Ramires Oliveira Sachser de Souza. O projeto (PL 1695/07) prevê a realização anual de exames oftalmológico e auditivo para alunos de ensino fundamental da rede pública. A proposta será agora analisada no Senado.

Representante do Espírito Santo no Parlamento Jovem 2009, Leandro Ferreira, de 17 anos, afirmou que aprendeu como funciona o trabalho da Câmara e como se cria um projeto de lei. "O programa abriu meus horizontes, mudou meu modo de pensar. Eu odiava política. Era como se eu tivesse uma viseira. Agora enxergo de todos os lados. Hoje vejo a política com outros olhos", afirma.

João Oliveira, de 20 anos, foi um dos representantes do Piauí em 2009. Ele afirmou que o Parlamento Jovem lhe deu mais conhecimento sobre como legislar e o ajudou na militância no movimento estudantil, atividade da qual faz parte desde os 13 anos. "Foi melhor do que imaginava. Não conhecia as tarefas dos deputados, o trabalho, como tudo funciona", declarou.

O Parlamento Jovem foi criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto. Mais de 450 estudantes já participaram das edições anteriores.

Preencha a ficha de inscrição

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.