Presidente da Frente Brasil-Israel retira seu nome de nota oficial
02/06/2010 - 18:58

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-Israel, deputado Dr. Talmir (PV-SP), pediu, como integrante da Comissão de Direitos Humanos, que o colegiado não inclua seu nome em nota oficial divulgada na última terça-feira (1º) que repudia a ação de Israel contra um comboio de seis navios que se dirigia à Palestina.
Os navios teriam sido fretados por várias organizações pró-palestinos que partiram no último domingo do Chipre e se dirigiam para a região da Gaza pelo mar Mediterrâneo. A ação israelense, que aconteceu em águas internacionais, resultou na morte de pelo menos nove pessoas.
As organizações afirmaram que levavam ajuda humanitária à Palestina. Israel, porém, sustenta que existiam terroristas nas embarcações e teriam sido encontradas armas. Agora, o governo israelense deportou as pessoas detidas, inclusive uma brasileira.
História de conflitos
Para o deputado, a nota da Comissão de Direitos Humanos levou em conta apenas um dos lados da questão. "Nós precisamos tomar muito cuidado porque ocorreram diversos pronunciamentos na tribuna. Claro que ninguém quer uma morte, o mundo inteiro fica comovido. Agora precisamos pensar com serenidade e levantar a verdade dos fatos, quando usamos uma morte para contrapor uma história de um país com conflitos no Oriente Médio", avaliou o parlamentar.
Dr. Talmir citou trechos de uma carta do embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, e afirmou que o diplomata está à disposição da comissão para esclarecimentos.
Reportagem - Sílvia Mugnatto / Rádio Câmara / SR