Saúde

Exposição mostra propagandas de cigarro entre 1920 e 1950

28/05/2010 - 19:54  

Divulgação

No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, a Câmara dos Deputados abre a exposição "Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas". A mostra reúne peças publicitárias e vídeos comerciais que as marcas veicularam nos Estados Unidos entre 1920 e 1950. Bebês, Papai Noel, noivas e até médicos eram usados para vender cigarros.

O material da exposição foi reunido pelos médicos Robert Jackler e Robert Proctor, professores da Universidade de Stanford (EUA). Na pesquisa, eles concluem que muitas das estratégias publicitárias utilizadas pela indústria do tabaco no século passado continuam sendo adotadas atualmente.

Para a mostra em Brasília, a curadora Bia Pereira optou por acrescentar à exposição um painel com peças voltadas às mulheres. "Será a oportunidade para mostrar o interesse que a indústria do fumo tinha e continua a ter nas mulheres, que representam um mercado de maior potencial de crescimento que os dos homens", observa.

De acordo com a curadora, a indústria do tabaco no início do século XX percebeu que o público feminino era um mercado com grande possibilidade de crescimento. A mulher passava a conquistar novos espaços sociais, e as companhias não tardaram em se utilizar de símbolos como a sensualidade e o glamour para atraí-las e convencê-las a tornarem-se fumantes. Fumar passaria a ser um símbolo de emancipação e de independência feminina.

A exposição está aberta à visitação entre 31 de maio a 11 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Local: Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados. A entrada é gratuita.

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Lara Haje

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre