Política e Administração Pública

Câmara e TCU investigarão repasse de verba para hospital de Petrópolis

28/05/2010 - 13:53  

Arquivo - Diógenes Santos
Sampaio: servidores federais continuam lotados no hospital, que foi cedido ao município.

A Câmara investigará, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), contratos e convênios da prefeitura de Petrópolis (RJ) com a administradora do Hospital Municipal Alcides Carneiro, a organização social Serviço Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac). A proposta, aprovada quarta-feira na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, prevê também auditoria no repasse de recursos do Ministério da Saúde para a entidade.

A medida consta da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 110/10, do deputado Moreira Mendes (PPS-RO). O parlamentar suspeita de uso irregular de recursos públicos para manter o hospital, que teve sua gestão transferida, sem licitação, da Fundação Municipal de Saúde para o Sehac, entidade de direito privado sem fins lucrativos.

A fiscalização também deverá esclarecer a participação da Fundação Otacílio Gualberto, que participa da gestão do hospital por meio de convênio com a Fundação Municipal de Saúde. Segundo o deputado Leandro Sampaio (PPS-RJ), que apresentou relatório prévio a favor da fiscalização, mesmo afastada da gestão, a fundação municipal continua arcando com despesas como folha de pagamento e manutenção do hospital.

Antes federal, o Hospital Alcides Carneiro foi cedido primeiro para o governo estadual e depois para o município de Petrópolis. Sampaio lembrou que o governo federal repassou R$ 14,4 milhões no primeiro ano de vigência do contrato entre a prefeitura e a instituição de saúde e que servidores públicos federais continuam lotados no hospital.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 110/2010

Íntegra da proposta