Política e Administração Pública

Comissão aprova auditoria sobre atraso em entrega de correspondências

28/05/2010 - 11:53  

Arquivo - Edson Santos
Carlos Wllan: auditoria vai checar se houve má gestão de recursos.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou na quarta-feira a realização de auditoria nos Correios para analisar a razão dos atrasos e extravios de correspondências e a possível negligência da empresa. A verificação será feita pelo Tribunal de Contas da União (TCUÓrgão auxiliar do Congresso Nacional que tem por atribuição o controle externo dos atos financeiros, orçamentários, contábeis, operacionais e patrimoniais dos Poderes da República. ).

A medida faz parte da Proposta de Fiscalização e Controle 113/10, do deputado Márcio Junqueira (DEM-RR). Junqueira cita dados publicados pela imprensa segundo os quais apenas 36% das correspondências são entregues no prazo correto. “Os Correios têm demonstrado falta de eficiência em seus serviços”, argumentou.

O relator da proposta, deputado Carlos Willian (PTC-MG), argumentou que a auditoria vai verificar se houve má aplicação dos recursos da empresa. “Dados indicam que a empresa teria R$ 5 bilhões em caixa que poderiam ter sido investidos para resolver o problema de atrasos e extravios de correspondência”, disse.

Tramitação
Após a auditoria, o relatório do TCU será analisado pela comissão e encaminhado à Mesa Diretora da Câmara, ao Poder Executivo, ao Ministério Público ou à Advocacia-Geral da União para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 113/2010

Íntegra da proposta