Parlamentares querem ser ouvidos sobre aproximação com a Europa
25/05/2010 - 18:28
Os Parlamentos do MercosulBloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de criar um mercado comum com livre circulação de bens e serviços, adotar uma política externa comum e harmonizar legislações nacionais, tendo em vista uma maior integração. A adesão da Venezuela ao Mercosul já foi aprovada por Brasil, Argentina e Uruguai mas ainda precisa ser aprovada pelo Paraguai. Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador são países associados, ou seja, podem participar como convidados de reuniões do bloco. e Europeu precisam ser ouvidos nas negociações para a criação de uma associação estratégica entre os dois blocos, segundo disseram nesta terça-feira parlamentares brasileiros e europeus reunidos no Senado. As negociações serão retomadas em junho, como ficou acertado durante a última Cúpula de Madri, realizada neste mês, e podem ser concluídas ainda em 2010.
“Por que os nossos parlamentos não podem participar das negociações, no mínimo como ouvintes?”, questionou o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que presidiu a reunião. Ele defendeu prioridade para os temas sociais nos debates.
Em resposta, o deputado espanhol Luis Yañez-Barnuevo, presidente da delegação de quatro integrantes do Parlamento Europeu em visita ao Brasil, disse que os parlamentares podem, sim, reivindicar maior participação nos debates sobre o futuro acordo de associação. E elogiou a aproximação com o Mercosul. “O Parlamento Europeu esteve sempre na vanguarda do apoio mais entusiasta a esse acordo”, afirmou.
Yañez-Barnuevo recordou o recente caso de uma negociação entre os Estados Unidos e a União Europeia para repassar dados de passageiros de companhias aéreas, como medida de combate ao terrorismo. Como o Parlamento Europeu não considerou suficientes as garantias aos cidadãos do continente, as negociações foram interrompidas. E só foram retomadas depois que os negociadores norte-americanos passaram a conversar também com os parlamentares europeus.
Inspiração
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) observou que o Parlamento Europeu serviu de inspiração para a implantação do Parlamento do Mercosul, em funcionamento há três anos. Ele leu para seus colegas europeus manchetes de jornais brasileiros que demonstram ceticismo em relação à assinatura do acordo de cooperação entre os dois blocos. Apenas uma das manchetes, ressaltou, tinha conteúdo mais otimista — era a que afirmava ser o Parlamento Europeu favorável ao entendimento com o Mercosul.
Após a reunião, que contou também com a presença da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), os parlamentares europeus visitaram o Plenário do Senado, antes de seguir para a Câmara dos Deputados. Na manhã desta quarta-feira, eles terão um novo encontro com integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, para dar prosseguimento aos debates sobre o acordo de cooperação.
Da Redação/JPJ
Com informações da Agência Senado