Deputados querem fortalecimento político da Amazônia Legal
19/05/2010 - 17:50
Deputados defenderam, no 4º Simpósio Amazônia — Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável, o fortalecimento político dos estados da Amazônia Legal. O deputado Neudo Campos (PP-RR) ressaltou que "falta força política" para garantir o desenvolvimento da região.
Campos pediu mais participação de representantes locais na definição de metas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia Legal. "Temos percebido que muitas causas importantes são decididas em Brasília, na maioria das vezes por pessoas sem conhecimento da realidade local", disse Campos.
O presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, deputado Marcelo Serafim (PSB-AM), avaliou que o simpósio foi uma oportunidade de ouvir diretamente os interessados na discussão do assunto. Ele disse ainda que a riqueza da Amazônia não pode ser desprezada pelo Brasil, já que é plenamente reconhecida por outros países. "Há críticas às hidrelétricas do rio Madeira, mas a maior parte da energia consumida na região vem de geradores de óleo diesel, que é muito mais poluente", disse Serafim.
A Amazônia Legal foi instituída com o objetivo de definir incentivos fiscais para o desenvolvimento da região que compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. A região engloba uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² e correspondente a cerca de 61% do território brasileiro.
Reportagem - Murilo Souza
Edição - Maria Clarice Dias