Deputado defende uso de biodiesel na Copa
19/05/2010 - 16:26
O deputado Afonso Hamm (PP-RS) defendeu há pouco a ampliação do uso de biodieselCombustível obtido a partir de fontes renováveis como os óleos de dendê, soja, palma, babaçu e mamona. O Brasil é pioneiro em pesquisas sobre o biodiesel, mas a tecnologia, obtida a partir do processo conhecido como transesterificação, já é utilizada hoje na Alemanha, na França e nos Estados Unidos. Comparado com o óleo diesel derivado do petróleo, o biodiesel puro reduz em até 78% as emissões de gás carbônico, além de diminuir em 90% as emissões de fumaça e praticamente eliminar as emissões de óxido de enxofre. nas cidades-sede durante a Copa do Mundo. A sustentabilidade ambiental é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com a Fifa.
A audiência pública da Comissão de Turismo e Deporto para discutir a situação dos estados que vão sediar a Copa de 2014 foi encerrada há pouco.
Segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva, já existe um projeto para a ampliação do percentual de combustível renovável para a Copa. "Estamos estudando essa medida como forma de promoção dos biocombustíveis", afirmou.
Reportagem - Maria Neves
Edição - Tiago Miranda