Direitos Humanos

Estatísticas mostram que sociedade está denunciando mais

17/05/2010 - 16:00  

Ainda que precise mudar seus padrões culturais em relação à infância e à adolescência, a sociedade brasileira está mais mobilizada contra o abuso e a exploração sexual. Prova disso é o constante aumento no número de denúncias recebidas pelo Disque Denúncia Nacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (Disque 100). De maio de 2003 a abril de 2010, o serviço recebeu e encaminhou mais de 123 mil denúncias de todo o País. A média de denúncias recebidas por dia em 2009 foi de 82. Em 2010, considerando apenas os meses de janeiro a abril, a média é de 73 denúncias/dia.

Saiba como denunciar

“Houve um avanço na mobilização da sociedade. Há poucos anos, a luta era fazer com que as pessoas tomassem consciência. Elas não sabiam que era possível denunciar e preferiam até guardar silêncio sobre os casos de abuso”, diz o coordenador da Central de Atendimento do Disque Denúncia Nacional, Joacy Pinheiro.

As denúncias variam conforme a região do Brasil. Entre maio de 2003 e abril de 2010, a região Nordeste apresentou o maior número de denúncias (cerca de 43 mil). Segundo Joacy Pinheiro, nessa região, os casos de abuso e exploração estão relacionados principalmente ao turismo sexual e também à vulnerabilidade social e econômica das vítimas.

No Norte, a ocorrência desse tipo de crime se dá basicamente nos garimpos. No Sudeste, há mais exploração de crianças e adolescentes nas rodovias, especialmente por caminhoneiros. Já no Sul, os casos estão relacionados principalmente com as fronteiras e, no Centro-Oeste, com o turismo de pesca.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.