Relações exteriores

Comissão debate com ministro tratado de não proliferação nuclear

06/05/2010 - 16:45  

Elton Bonfim
Fernando Gabeira propôs a audiência para ouvir a posição do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, sobre o tratado.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai promover audiência pública para discutir com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a posição brasileira na Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

A conferência ocorrerá de 3 a 28 de maio deste ano, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. A audiência atende a requerimento do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e ainda não tem data marcada.

Sobre o TNP
A cada cinco anos, delegados das 189 nações signatárias do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) realizam uma conferência de revisão desse acordo internacional.

O tratado tem como objetivo impedir a proliferação das armas e da tecnologia nucleares, promover a cooperação para o uso pacífico desta energia e alcançar o desarmamento nuclear e o desarmamento em geral. O TNP é também o único tratado multilateral com compromisso vinculativo de desarmamento nuclear pelos Estados detentores de armas nucleares.

Da Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.