Para deputado, relação entre mídia e Congresso é sadomasoquista
04/05/2010 - 16:29
O deputado José Genoíno (PT-SP) classificou de "sadomasoquista" a relação entre a mídia e o Congresso Nacional. Isso, segundo ele, porque alguns parlamentares projetam-se individualmente nos veículos de comunicação criticando o que chamou de "mazelas do Legislativo".
Genoíno também considerou "maniqueísta" a cobertura jornalística do Congresso, por ser focada, segundo o deputado, no espetáculo, ou seja, "na fofoca e no escândalo". "Essa espetacularização gera uma visão banalizada do Poder Legislativo, que produz leis importantes para a sociedade", afirmou.
O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) também observou que a maior parte dos trabalhos da Câmara não ganha espaço na imprensa. "Mais de 70% dos projetos aprovados pela Câmara não passam pelo Plenário, mas a imprensa abstrai isso. Nós somos provocados a produzir leis como pão no forno. Se não produzimos, significa que não trabalhamos", afirmou.
Para Serraglio, a produção de leis deveria ser reduzida e o debate, aumentado. Ele creditou as inúmeras revisões de leis existentes à aprovação apressada de normas no País.
Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Murilo Souza