Trabalho, Previdência e Assistência

Lupi destaca avanços na geração de empregos no País

04/05/2010 - 11:51  

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, falou há pouco que o Brasil vive um momento especial com relação aos ganhos para os trabalhadores. Segundo ele, desde a posse do presidente Lula até março deste ano, já foram gerados 12,5 milhões de empregos públicos e privados. "Isso significa um aumento de 40% no emprego formal do Brasil", afirmou Lupi, durante sessão solene da Câmara em homenagem ao Dia do Trabalho.

Para o ministro, os números de geração de emprego refletem a realidade do crescimento econômico do Brasil. Ele lembrou que o valor do salário mínimo acompanhou esse crescimento: de 2003 até março de 2010, o salário mínimo avançou 70% a mais que a inflação.

"Precisa ter um salário bom para trabalhar bem. O salário é sempre o melhor indutor do crescimento", afirmou. "O segredo do sucesso do Brasil é: quanto maior o salário, mais o bolo pode ser dividido."

O ministro também ressaltou que houve crescimento de 169% de receita líquida do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, afirmou que o sindicalismo está sendo ouvido. "A massa do trabalhador tem importância estratégica para o atual governo", disse.

A sessão solene continua no Plenário da Câmara.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.