Deputados elogiam canal digital da TV Câmara
30/04/2010 - 13:36
O ex-ministro das Comunicações e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), acredita que, com o início das transmissões digitais da TV Câmara, abrem-se mais oportunidades para a população acompanhar o trabalho do Poder Legislativo. Para o deputado, o acompanhamento das atividades parlamentares permite que os cidadãos façam julgamento mais livre nas eleições. Em sua gestão como ministro (2004/2005), Oliveira publicou o Decreto 5.371/05, criando a figura "retransmissora de televisão institucional" (RTVI), operada por prefeituras municipais, para distribuir os sinais das emissoras do Legislativo.
Já deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), integrante da comissão, acredita que, com a transmissão em sinal aberto da TV Câmara em São Paulo, haverá aumento da transparência dos trabalhos legislativos. "Ganha-se na ampliação do público e na qualidade do sinal, além de se estimular a interação da sociedade com o Parlamento", afirmou.
Para o deputado Celso Russomanno (PP-SP), também membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, a TV Câmara em sinal aberto contribui para dar cidadania para a população do estado de São Paulo. O deputado Régis de Oliveira (PSC-SP), que relatou a proposta do deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE) na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, acredita que a transmissão em tecnologia digital vai trazer melhoria de qualidade de imagem, beneficiando as concessionárias de radiodifusão estatais.
Reportagem - Lara Haje
Edição - Wilson Silveira