Presidente do Líbano pede, na Câmara, apoio à paz no Oriente Médio
22/04/2010 - 19:24

Ao ser recebido no Salão Nobre da Câmara pelo presidente Michel Temer, nesta quinta-feira, o presidente libanês, Michel Suleiman, pediu o apoio do Brasil a um "projeto de paz no Oriente Médio que preserve os direitos do Líbano". De acordo com Suleiman, a reivindicação brasileira de possuir assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) exige que o Brasil olhe para os problemas humanitários do mundo, como o conflito na Palestina. "Brasil e Líbano podem se apoiar", ressaltou Suleiman. Ele informou ter conversado nesta quinta-feira com o presidente Lula sobre a necessidade de uma solução para o armamento nuclear do Irã.
Suleiman pediu o fortalecimento das relações culturais, comerciais e legislativas entre os dois países. Temer respondeu que o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Líbano é um dos mais ativos da Casa e que o Brasil busca a aproximação com os países árabes e a paz, principalmente entre Israel e Palestina. Integrantes do grupo parlamentar também participaram do encontro.
O coordenador do grupo, deputado Renato Amary (PSDB-SP), disse que os parlamentares estão à disposição do Líbano para incentivar relações culturais, comerciais e políticas entre os dois países e para que a paz seja o principal objetivo do trabalho conjunto.
Identidade
Durante a visita, o presidente do Líbano reconheceu a importância do Brasil no cenário internacional. "O Brasil tem experimentado crescimento econômico e tem grande papel nas cúpulas entre os países árabes e a América Latina", destacou.
O presidente da Câmara, Michel Temer, destacou a grande identidade entre o Brasil e o Líbano, ao lembrar que o número de descendentes libaneses no Brasil deve ser maior do que a população do próprio país árabe. Temer disse que ele mesmo tem pais e irmãos nascidos no Líbano e que chegou três vezes à presidência da Câmara com o apoio de deputados brasileiros — prova de que o Brasil recebe bem todos os libaneses e os seus descendentes.
Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior