Política e Administração Pública

Câmara reformula portal e aumenta interatividade com os cidadãos

Para aumentar a interatividade, a Agência Câmara abriu as matérias de manchete para comentários de leitores.

20/04/2010 - 19:54  

Com o novo portal, os internautas poderão acompanhar em tempo real todas as atividades da Câmara dos Deputados.

A Câmara inaugurou nesta terça-feira seu novo portal na internet, reformulado para facilitar o acesso às informações e permitir mais interatividade com o cidadão.

No endereço www.camara.gov.br, o internauta vai encontrar, por meio de uma busca rápida, todas as informações sobre legislação, projetos em tramitação, funcionamento da Câmara, licitações da Casa, votações em Plenário e nas comissões e o perfil de cada deputado.

Também a partir de hoje, a Agência Câmara de Notícias abriu suas matérias de manchete para comentários dos leitores. Um dos objetivos da iniciativa é facilitar discussões sobre as propostas em tramitação, aumentando os canais de interatividade com a sociedade e a transparência dos debates.

Fóruns e bate-papos
Além de poder comentar as principais notícias, o internauta pode cadastrar o e-mail para acompanhar a tramitação de cada matéria, enviar mensagens para deputados e para a Ouvidoria Parlamentar e participar de fóruns e bate-papos virtuais.

O portal também traz uma página comemorativa dos 50 anos da capital federal, que conta a história da transferência do Poder Legislativo para Brasília em 1960, desde as discussões sobre o assunto na Constituinte de 1946.

Transparência e participação
Para o presidente da Câmara, Michel Temer, o novo portal é mais uma evolução do sistema de comunicação da Casa no sentido de ampliar a transparência e a participação popular nos trabalhos legislativos. "Esse portal homenageia um dos pressupostos constitucionais democráticos, que é a transparência absoluta de todos os setores da Administração”, avalia.

“Aliás, nós fizemos aprovar, no Plenário da Câmara, há duas ou três semanas, um projeto de lei que dá transparência absoluta de todos os setores públicos. O acesso aos documentos públicos hoje é o principal instrumento da democratização do nosso sistema.”

Reconhecimento internacional
O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, lembrou que o WebCamara, serviço que permite ao cidadão acompanhar, ao vivo, pela internet, as votações e debates, alcançou reconhecimento internacional. "O nosso portal é tido como um dos melhores do mundo”, assegura o diretor-geral.

Segundo ele, recentemente, um organismo ligado à Organização das Nações Unidas, o Global Center for ICT, um organismo que se incumbe de ver os mecanismos de informática colocados à disposição da sociedade, premiou o serviço WebCamara como um dos três melhores do mundo entre os Parlamentos que dispõem desse serviço.

“O WebCamara visa permitir à população acompanhar os trabalhos das comissões e do Plenário em tempo real", explica Sérgio Sampaio. Ele destacou que, há dez anos, a página da Casa na internet registrava de 30 a 40 mil visitas por mês. Hoje, são 30 a 40 mil por dia. Para ele, uma prova de que o povo tem interesse em saber o que ocorre no Congresso Nacional.

Reportagem - Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.