Política e Administração Pública

Câmara premia vencedores do concurso de desenhos sobre o Congresso

20/04/2010 - 15:13  

Luiz Alves
O presidente Michel Temer recebeu - na rampa do Congresso Nacional - as crianças que participaram do concurso de desenhos.

Como parte das comemorações dos 50 anos de Brasília e da mudança do Congresso Nacional para a cidade, foi realizada nesta terça-feira a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso de desenhos “Meu Congresso Nacional é assim”. Promovido pelo Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, o concurso recebeu 1.415 desenhos de crianças de todo o Brasil.

A cerimônia de premiação ocorreu no Salão Verde, com a presença do presidente da Câmara, Michel Temer, do 1º vice-presidente, deputado Marco Maia (PT-RS), do líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), e do diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio.

Cidadania
Para os vencedores do concurso de desenhos, respeito, paz, justiça e amor são valores associados ao trabalho do Parlamento. Segundo a editora do portal Plenarinho, Adriana Magalhães, a proposta do concurso era fazer com que as crianças buscassem saber o que representa o Congresso Nacional. E esse objetivo, diz, foi mais do que atingido.

Desenho de Thiago de Oliveira, de Manaus.

"Pelo menos 1415 crianças pararam um pouquinho para pensar o que é o Congresso Nacional”, analisa Adriana. “A criança, se desde pequena, ela tiver a percepção do que é, do que ela representa no País, o seu voto, a sua cidadania, com certeza daqui para frente a gente vai ter sempre coisas melhores."

Thiago Aguilar de Oliveira, de Manaus, vencedor da categoria de 11 a 14 anos, fala dos aspectos que nortearam seu desenho. "Coloquei todas as diversidades étnicas, no nosso desenho. Nossa preciosidade do Brasil, que é nossa floresta Amazônica. Coloquei também o respeito a todas as pessoas que têm doenças, como aids, que tem até a bandeira. Coloquei também a paz, que é o fruto da Justiça, que é isso que esperamos do Congresso Nacional."

Moradia e alimentação

Deseho de Maria Elisa Marra, de Brasília.

Primeira colocada na categoria de 6 a 10 anos, Maria Elisa Sobreira Marra, de Brasília, representou em seu desenho tudo aquilo que acredita que os brasileiros devem ter.

"A casa que significa moradia, a colherzinha, o garfinho e o prato significam que todos têm que ter comida, o livro é leitura, o violão é música, as carinhas são os símbolos, esse cordão é festa junina, os negocinhos são música, o coração é amor e a lâmpada é iluminação".

Reportagem - Verônica Lima/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.