Economia

Instalada subcomissão para analisar fusões de grandes frigoríficos

14/04/2010 - 15:39  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural instalou nesta tarde a subcomissão permanente para acompanhar a fusão entre as empresas de alimentação Perdigão e Sadia; JBS e Bertim; e Marfrig e Seara, todas iniciadas no ano passado. Perdigão e Sadia se fundiram em maio, e as demais se fundiram em setembro. Os parlamentares querem evitar que os trabalhadores e os pequenos frigoríficos sejam prejudicados com as fusões.

As três operações ainda dependem da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CadeO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Justiça, com sede no Distrito Federal. Entre suas atribuições estão a de zelar pela livre concorrência, difundir a cultura da concorrência por meio de esclarecimentos ao público sobre as formas de infração à ordem econômica e decidir questões relativas às mesmas infrações. As atribuições do Conselho estendem-se a todo território nacional. ) do Ministério da Justiça, que vai analisar o impacto dessas fusões no mercado brasileiro, especialmente no que se refere à defesa da concorrência.

O deputado Leandro Vilela (PMDB-GO), foi eleito presidente da subcomissão. Os relatores serão os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Zonta (PP-SC).

A próxima reunião da subcomissão está marcada para terça-feira (20), às 10 horas, na sala da presidência da Comissão (anexo 2, sala T-38).

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.