Ministério recomendará veto a reajuste maior para aposentadorias
14/04/2010 - 14:01
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que vai recomendar o veto a qualquer aumento superior a 6,14% para os benefícios da Previdência superiores a um salário mínimo. A afirmação foi feita em entrevista antes de audiência na CPI da Dívida Pública da qual ele participou hoje.
O reajuste está previsto na Medida Provisória 475/09. A MP é uma das oito que trancam a pauta do Plenário da Câmara.
O líder do governo e relator da MP, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), já havia anunciado que aumentaria o percentual de correção para 7% em seu relatório. Segundo ele, esse aumento foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e será retroativo a 1º de janeiro.
Na semana passada, senadores da base de apoio do governo e representantes dos aposentados negociaram um índice de 7,71%. O governo já havia alertado, no entanto, que aumentos superiores a 7% poderão ser vetados.
Da Redação/PCS