Educação, cultura e esportes

Comissão aprova emendas do Senado ao vale-cultura

25/03/2010 - 21:52  

Elton Bonfim
A deputada Manuela D'Ávila disse que as emendas do Senado aperfeiçoam a proposta.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (24) as alterações do Senado ao Projeto de Lei 5798/09, que cria o vale-cultura. O benefício, no valor de R$ 50 mensais, servirá para trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos comprarem produtos culturais, como livros e ingressos de cinema.

Uma das emendas do Senado deixa explícito que o vale poderá ser usado na compra de periódicos e publicações culturais em qualquer formato ou mídia. Outra emenda inclui a área de informação (além de literatura e humanidades, por exemplo) entre as consideradas como culturais.

A relatora, deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), recomendou a aprovação das emendas, por considerar que elas aperfeiçoam a proposta. Segundo a parlamentar, os custos iniciais do governo com o programa — cerca de R$ 2 bilhões — serão convertidos em incentivo à indústria cultural do Brasil.

"O projeto vai permitir que 14 milhões de brasileiros tenham acesso aos bens e serviços culturais. Como a economia da cultura é dinâmica, a perspectiva é de que cada real injetado no mercado com o vale-cultura seja multiplicado por quatro", afirmou.

Tramitação
O projeto havia sido aprovado pela Câmara em outubro de 2009, quando seguiu para o Senado. Como o texto sofreu mudanças naquela Casa, a matéria precisou ser analisada novamente pela Câmara.

As emendas do Senado serão votadas ainda pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, precisarão passar pelo plenário da Câmara antes de o projeto ser enviado à sanção presidencial.

Reportagem - Carol Siqueira e Bruno Angrisano
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5798/2009

Íntegra da proposta