Política e Administração Pública

Comissão pede esclarecimentos sobre uso de recursos em obras no RJ

24/03/2010 - 17:37  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle quer acompanhar o uso de recursos públicos em obras na cidade do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, foram aprovados requerimentos para pedir esclarecimentos ao prefeito Eduardo Paes sobre obras de drenagem e convidar autoridades para explicar supostas irregularidades em obras no aeroporto Santos Dumont.

Para o deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), o prefeito carioca precisa esclarecer como investiu os recursos que diz ter destinado a obras de drenagem de água das chuvas. "O prefeito afirma que fez investimentos na ordem de R$ 500 milhões com dinheiro do PAC para drenagem de chuva. No entanto, as tempestades alagam a cidade. Quero saber onde e como está sendo investido o dinheiro."

A comissão também aprovou requerimento do deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ) que convida representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do consórcio de construtoras para tratar do andamento das obras no aeroporto Santos Dumont e de supostas irregularidades no valor do serviço, pago com recursos da União.

Uso eleitoral
O deputado José Mentor (PT-SP) entende que a aprovação dos pedidos reflete uma tentativa de transformar a comissão em instrumento pré-eleitoral. "Esses requerimentos têm um tom específico, de interesse particular, partidário, ou de um deputado. Não podemos transformar a comissão em instrumento de interesses eleitorais", disse.

Casa da Moeda
A comissão aprovou ainda requerimento do deputado Carlos Brandão (PSDB-MA) para convidar o presidente da Casa da Moeda do Brasil, Luiz Fernando Denucci, e representante do Ministério da Fazenda para prestarem esclarecimentos sobre supostas irregularidades em transações financeiras.

Reportagem - Verônica Lima / Rádio Câmara
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.