CPI da Dívida Pública vai convocar presidente do BC
17/03/2010 - 18:03
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Dívida Pública aprovou nesta quarta-feira a convocação do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, para prestar esclarecimentos sobre a dívida brasileira.
Os parlamentares já haviam aprovado requerimento para convidar Meirelles e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas decidiram transformar o convite em convocação e ouvi-los separadamente, devido à dificuldade de estabelecer contato com os dois ministros.
O colegiado receia que Meirelles deixe o BC até o final do mês para concorrer a algum cargo eletivo. Se isso ocorrer, caberá ao novo presidente da instituição atender à convocação.
Segundo o deputado Ivan Valente (Psol-SP), a comissão deve apresentar três datas até o final do mês para que Meirelles compareça à CPI. "Queremos ouvi-lo ainda como presidente do Banco Central. Sua presença é fundamental para a conclusão dos trabalhos da comissão", disse Valente.
Nesta terça-feira (16), foi aprovada a prorrogação dos trabalhos da CPI por mais 60 dias, a contar do dia 29 de março. O principal motivo para a prorrogação foi o interesse do colegiado em ouvir Mantega e Meirelles.
As datas para a realização das audiências públicas ainda não foram definidas.
Da Redação/ RCA