Política e Administração Pública

Deputado Gustavo Fruet é o novo líder da Minoria

11/03/2010 - 18:25  

O novo líder da MinoriaBancada partidária cujo número de integrantes seja imediatamente inferior à maioria e que expresse posição diferente desta em relação ao governo. Ou seja, maior partido de oposição ao governo. Atualmente, a minoria é o PSDB.   na Câmara foi indicado pelo PSDB e nomeado nesta quinta-feira. É o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que substitui André de Paula (DEM-PE). A vice-líder continua sendo a deputada Solange Amaral (DEM-RJ).

Na prática, o líder da Minoria atualmente é o líder da oposição. Isso ocorre porque a Minoria, segundo o Regimento Interno da Câmara, é a principal bancada que tem posição contrária em relação à maior bancada da Casa, hoje a do PMDB. Como o PMDB apoia o governo, a Minoria representa a oposição.

Gustavo Fruet, de 46 anos, é advogado com especialização em Direito Penal e doutorado em Direito das Relações Sociais. Ele está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara. Antes, foi vereador em Curitiba, pelo PMDB.

Na Câmara, Fruet se destacou como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Proer e como integrante das CPIs da Crise Aérea, dos Medicamentos e das Escutas Telefônicas Clandestinas.

Desafio
Gustavo Fruet disse que pretende desenvolver um trabalho consistente e em harmonia com os líderes dos partidos da oposição — PPS, DEM e PSDB. Segundo ele, este ano eleitoral será marcado por muitos debates e agitação na Câmara. “Então, será um desafio imenso, mas teremos responsabilidade”, frisou.

Ele destacou o papel importante da Minoria no contraponto às ações do governo e na hora de tornar as controvérsias públicas. Fruet lembrou duas vitórias recentes da Minoria: a implantação da CPI da Crise Aérea e a proibição, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da edição de medidas provisórias relativas a créditos orçamentários extraordinários.

(*) Matéria atualizada às 17h16 de 12/03.

Da Reportagem
Edição - João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.