Meio ambiente e energia

Jorge Khoury é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente

03/03/2010 - 13:32  

Elton Bonfim
Jorge Khoury: comissão vai debater propostas relacionadas à mudança climática.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável elegeu hoje o deputado Jorge Khoury (DEM-BA) para presidente. Ele substitui o deputado Roberto Rocha (PSDB-MA).

Khoury afirmou que fará um levantamento dos assuntos em tramitação na comissão para decidir o que será possível analisar em ano de eleições. Ele acredita, no entanto, que propostas importantes, como as relacionadas à mudança climática, não ficarão fora do debate.

“O mundo inteiro está preocupado [com o clima], com todos esses fenômenos que nós temos visto”, disse.

O deputado afirmou que também pretende trabalhar para construir um entendimento entre ambientalistas e ruralistas, pois considera que não há como separar os temas ambientais dos assuntos econômicos.

Segundo ele, outra proposta a ser debatida é a que cria uma política nacional de pagamento por serviços ambientais. Ele lembrou que muitos países já têm esse tipo de política.

Khoury está em seu quinto mandato consecutivo na Câmara e já exerceu, em 2000, a presidência da Comissão de Finanças e Tributação. Natural de Juazeiro (BA), ele foi prefeito da cidade, entre 1983 e 1989; duas vezes secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia; e duas vezes secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado.

O deputado é engenheiro civil, tem 61 anos, e já publicou livros sobre irrigação e sobre o Vale do Rio São Francisco. Khoury foi professor de ensino superior, de 1976 a 1977; presidente da Confederação Nacional dos Municípios, entre 1985 e 1986, e da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, de 1992 a 1995.

Vice-presidentes
A Comissão de Meio Ambiente escolheu o deputado João Oliveira (DEM-TO) para 1o vice-presidente; e o deputado Paulo Piau (PMDB-MG) para 3o vice-presidente. O 2o vice-presidente ainda não foi eleito.

Atualizada às 14h10

Da Reportagem/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.