Segurança

CPI fará audiência no Ceará sobre o desaparecimento de crianças

02/03/2010 - 19:40  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes vai realizar audiência pública no Ceará para ouvir autoridades governamentais e especialistas sobre as causas, as conseqüências e os responsáveis pelos desaparecimentos de crianças e adolescentes no estado. A audiência está prevista para o próximo dia 22 de março, em Fortaleza.

O deputado que propôs a reunião, Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), lembra que em janeiro a imprensa do estado divulgou uma matéria enfatizando que encontrar crianças desaparecidas no Ceará poder ser mais difícil do que em outros estados.

Percentuais de casos solucionados
O parlamentar cita dados do Centro de Referência de Assistência Social (Creas-CE), os quais mostram que entre 2005 e 2009, dos 660 casos de desaparecimentos registrados, 539 foram solucionados. “Os 18,4% de casos não resolvidos colocam o estado acima da média nacional, estimada entre 10% e 15% pela Secretaria Especial dos Diretos Humanos”, disse.

O deputado ainda ressalta que no período de 1º de janeiro a 9 de fevereiro, no Ceará, já foram registrados 28 casos de desaparecidos e nenhum ainda foi solucionado.

Convidados:
- secretario da Segurança Pública e Defesa Social do estado, Roberto das Chagas Monteiro;
- coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e da Juventude da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Odilon Silveira;
- presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Bandeira; e
- presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce), engenheiro Abel Rochinha.

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.