Câmara adota lavagem ecológica em frota oficial
01/03/2010 - 14:22
A Câmara vai reduzir o uso de água na lavagem dos 70 veículos que compõem a sua frota oficial. A chamada ecolavagem vai gastar a quantidade de água equivalente a um copo americano (200 ml) por automóvel, enquanto o processo tradicional utiliza pelo menos 80 litros de água.
Com a medida, a Câmara será um dos primeiros órgãos públicos a se adequar à nova legislação que proíbe, a partir de 1º de junho, o uso de água para lavagem de veículos em estacionamentos públicos do Distrito Federal (Decreto Distrital 30522/09).
O novo sistema de lavagem utiliza substâncias à base de cera de carnaúba, silicone e tensoativos, que quebram as moléculas de sujeira e permitem uma limpeza mais fácil. A limpeza não arranha a lataria e deixa uma película protetora impermeabilizante.
Para que o processo seja implantado, a Câmara solicitou a compra dos primeiros kits com os produtos utilizados na lavagem. Cada kit custa R$ 90 na compra em atacado e permite a lavagem de 200 carros. O custo por lavagem, portanto, será de R$ 0,45 por veículo.
Lavadores de veículos
A Câmara também vai oferecer um curso de capacitação para os 73 lavadores de veículos que atuam nos estacionamentos públicos da Casa. Ao final do evento, eles receberão certificado, coletes e kits para adotarem a ecolavagem. O curso será promovido na quinta-feira (4) pelo governo do Distrito Federal e pelo Sindicato dos Guardadores e Lavadores de Veículos do DF.
O Núcleo de Gestão Ambiental Ecocâmara disponibiliza mais informações sobre a ecolavagem.
Da Redação/PT