Política e Administração Pública

Divergências sobre Cuba adiam votação de acordos internacionais

25/02/2010 - 11:10  

As votações da manhã de hoje em Plenário foram canceladas após manifestações de deputados da oposição, que protestaram contra a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Cuba. O DEM prometeu obstruirRecurso utilizado por parlamentares em determinadas ocasiões para impedir o prosseguimento dos trabalhos e ganhar tempo. Em geral, os mecanismos utilizados são pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação, formulação de questões de ordem, saída do plenário para evitar quorum ou a simples manifestação de obstrução, pelo líder, o que faz com que a presença dos seus liderados deixe de ser computada para efeito de quorum. os trabalhos, e a votação dos acordos em pauta foi adiada para a próxima semana.

O vice-líder do DEM, deputado José Carlos Aleluia (BA), protestou contra a morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo em uma prisão, após 85 dias de greve de fome, que ocorreu no dia da chegada do presidente Lula a Cuba. "Não votaremos nada em solidariedade ao povo cubano que está sendo massacrado por um sistema moribundo", disse.

A presidente do grupo parlamentar Brasil-Cuba, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), lamentou que o incidente seja usado de forma política para impedir as votações. "Também lamento essa morte, como a de qualquer ser humano, mas esse fato não pode ser usado para criticar o presidente Lula, que estava em Cuba numa visita já programada há muito tempo", disse.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.