Relações exteriores

Deputados propõem comissão geral sobre reconstrução do Haiti

04/02/2010 - 19:22  

Luiz Xavier
Colbert: esse quadro pode se tornar mais dramático a partir de abril, quando começa o período de tormentas tropicais no Caribe.

Os deputados brasileiros que voltaram do Haiti nesta quinta-feira (4) defenderam a realização de uma comissão geral da Câmara para discutir a reconstrução do país caribenho. A intenção é debater o tema com os ministros da Defesa, Nelson Jobim; e das Relações Exteriores, Celso Amorim, entre outras autoridades, em busca de ações duradouras que permitam ao Haiti reerguer-se como nação.

Em 12 de janeiro, o país mais pobre das Américas foi devastado por um terremoto que deixou cerca de 200 mil mortos, segundo as autoridades locais. Entre as vítimas, estavam 20 brasileiros. Cinco deputados estiveram em Porto Príncipe na quarta-feira (3) e se reuniram com o presidente haitiano René Préval; o presidente do Congresso, Lucian Coeur; o comandante-geral das tropas da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), o brasileiro Floriano Peixoto; além de representantes de ONGs que prestam ajuda humanitária aos haitianos.

Total destruição
O deputado Colbert Martins (PMDB-BA) informou que o cenário no país é de total destruição em meio ao drama humano e ao caos. "O quadro é dramático, não somente pela destruição que o terremoto provocou. O povo está vagando pelas ruas: são mais de um milhão de pessoas que já moravam precariamente e, agora, nem precariamente moram", relatou.

Ainda segundo o deputado, não há água limpa e a distribuição do líquido é feita por caminhões pipa. Também não há saneamento básico, o transporte público é "completamente caótico", com engarrafamentos na cidade inteira. "À noite, a cidade não tem luz: onde há luz, é por gerador próprio. É um país que hoje sequer registra quem nasce, muito menos as pessoas que morrem. A situação nos deixou muito chocados", contou. Esse quadro, ressaltou, pode se tornar ainda mais dramático a partir de abril, quando começa o período das chuvas, tormentas tropicais e furacões no Caribe.

Ajuda humanitária
Os deputados da comitiva, liderados pelo deputado Raul Jungmann, elogiaram a ajuda humanitária internacional e, particularmente, as ações das tropas brasileiras que coordenam as ações de paz da ONU no Haiti. Segundo a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), esse tipo de ajuda é fundamental e muito bem vinda, mas as autoridades haitianas apresentaram outros apelos aos parlamentares brasileiros.

O presidente Préval e o presidente da Câmara, informou a deputada, agradecem a cooperação, mas consideram que o governo do Haiti deve participar dela, porque precisa haver uma divisão, para que a ajuda chegue não só à capital, Porto Príncipe, mas também às províncias do interior. "O presidente Préval deixou bem claro um apelo ao presidente Lula para que defenda pontos como: tirar as tarifas alfandengárias do Haiti, o perdão da dívida externa e, principalmente, um fundo unitário de apoio ao Haiti, sob a coordenação do próprio povo haitiano", disse.

Os parlamentares que integraram a delegação ao Haiti são unânimes quanto à transformação do Plenário da Câmara em comissão geral para debater uma solução definitiva para o Haiti.

Além da comissão geral, os deputados que visitaram o Haiti também vão propor a realização de uma sessão solene para homenagear os 20 brasileiros vítimas do terremoto de 12 de janeiro. Janete Rocha Pietá também quer acelerar tramitação do PL 737/07, que torna mais rápidas as ações humanitárias internacionais empreendidas pelo governo brasileiro. Além de Pietá, Jungmann e Colbert Martins, também foram ao Haiti os deputados baianos Cláudio Cajado (DEM) e Emiliano José (PT).

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Maria Clarice Dias

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.