Para Jungmann, Haiti precisa de um "Plano Marshall"
04/02/2010 - 19:19
O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que coordenou a delegação que esteve nesta quarta-feira no Haiti, avalia que a reconstrução do país caribenho levará décadas e não pode se basear apenas em ajuda humanitária e em missões de paz.
Segundo ele, o Haiti vai precisar de um novo Plano Marshall, numa referência ao programa desenvolvido pelos Estados Unidos para recuperar os países europeus arrasados durante a Segunda Guerra Mundial. "Vamos informar aos nossos colegas do Parlamento que a dimensão da tragédia é muito maior e que as responsabilidades do Brasil cresceram muito", disse.
Ao lembrar que o Haiti já teve oito processos de estabilização coordenados pela ONU nos últimos 20 anos, Jungmann acrescentou que esse tipo de processo pode levar 40, 50 anos. "E não sei se algum dia vai dar resultado. O que o Haiti precisa hoje é algo como um Plano Marshall. Fora isso, o Brasil corre o risco de transformar numa espécie de guarda permanente e tende a passar décadas lá, sem fazer com que esse Haiti, que hoje vive à beira do abismo, consiga se tornar uma sociedade digna de ser vivida."
Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Maria Clarice Dias