Economia

PEC cria repasse automático para ressarcir estados exportadores

14/01/2010 - 17:04  

Diógenes Santos
Gruimarães afirma que o repasse automático acabará com conflitos entre os entes federativos.

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 419/09, do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), que cria um mecanismo de repasse automático de parte da arrecadação do Imposto de Renda (IR) ao Distrito Federal e aos estados exportadores de produtos e serviços.

Pelo texto, a União terá de transferir, do total arrecado com o Imposto de Renda, valor equivalente a 1% das exportações que o estado ou o DF efetuar no segundo mês anterior ao repasse. A proposta prevê ainda que os estados terão de distribuir aos municípios 20% dos recursos recebidos.

Guimarães argumenta que a Lei Kandir (Lei Complementar 87/96) isentou do ICMS os produtos e serviços destinados à exportação, o que provocou queda na arrecadação de estados e municípios.

Para compensar a perda, diz o autor, a União tornou-se responsável pelo ressarcimento dos entes federativos, mas a definição de como os repasses serão feitos é alvo de intensos conflitos a cada ano.

Segundo o parlamentar, a PEC busca acabar com esse clima de incerteza. “O valor proposto, de 1% das exportações de cada estado, é perfeitamente suportável pela União", disse.

Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania vai analisar a admissibilidade da PEC. Caso seja aprovada, a proposta será analisada por uma comissão especial e, depois, encaminhada a Plenário para votação em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Reportagem - Marcelo Oliveira
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 419/2009

Íntegra da proposta