Temer divulga nota de pesar pela morte de Zilda Arns
13/01/2010 - 13:00

O presidente da Câmara, Michel Temer, divulgou há pouco uma nota de pesar pela morte da médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que estava no Haiti e foi vítima do terremoto que atingiu ontem aquele país.
Segundo Temer, a morte de Zilda Arns deixa milhões de órfãos no Brasil, “não só os integrantes de sua família, mas também os muitos filhos adotados por ela em seu trabalho na Pastoral da Criança e na Pastoral do Idoso”.
“Zilda Arns tornou-se sinônimo de doação em sua luta pelos mais carentes, em seu combate diuturno à mortalidade infantil e na busca pela melhoria da vida do povo”, diz Temer, na nota de pesar.
O terremoto atingiu a magnitude 7 na escala Ritcher, destruindo vários prédios na capital do Haiti, Porto Príncipe, e causando devastação em outras áreas do país. Ainda não há informações oficiais sobre o número de vítimas. O Comando do Exército confirmou hoje a morte de 11 militares brasileiros, que integravam a força de paz da ONU, que atua no país desde 2004. Há 1.266 militares brasileiros no Haiti, segundo o Ministério da Defesa.
Comissão de Direitos Humanos
O 1º vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Pedro Wilson (PT-GO), também emitiu nota em que lamenta a morte de Zilda Arns. “O Brasil, assim como o povo irmão do Haiti, encontra-se enlutado pelo ocorrido e lamenta a perda dessa lutadora das causas sociais de nossa gente, em especial das crianças brasileiras e de todo o mundo. A Comissão de Direitos Humanos registra e lamenta o ocorrido e solidariza-se com as famílias das vítimas, em especial com dom Paulo Evaristo Arns [irmão de Zilda] neste momento de dor.”
Considerada uma das principais defensoras dos direitos humanos e da educação no País, Zilda Arns foi homenageada pelo Congresso em 2005, quando recebeu o Diploma Mulher Cidadã Berta Lutz.
A fundadora da Pastoral da Criança também foi entrevistada no programa Personalidade, da TV Câmara, em 2007. Leia a entrevista: Zilda Arns: uma vida dedicada às crianças do Brasil.
Confira a íntegra da nota de Michel Temer
Atualizada às 13h51
Da Redação/PT