Mãe poderá ter garantia de acompanhamento psicológico após o parto
08/01/2010 - 17:01
O Projeto de Lei 5981/09, do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), obriga hospitais a oferecerem avaliação psicológica para todas as mulheres que derem à luz, antes de receberem alta dos hospitais. A proposta determina ainda que as mulheres com indícios de transtornos psicológicos sejam encaminhadas para acompanhamento.
De acordo com Leréia, cerca de 10% das mulheres desenvolvem formas mais graves de depressão após o parto. Segundo ele, em geral trata-se de pessoas que apresentam fatores de risco, como episódio depressivo anterior, tensão pré-menstrual acentuada ou situação de elevado risco social.
O deputado afirma que esse quadro acarreta manifestações como tristeza profunda, apatia, insônia, irritabilidade, distúrbios de apetite e sensação de incapacidade para desempenhar as tarefas. "Podem surgir idéias suicidas e atitudes que podem colocar em risco até mesmo a vida do recém-nascido", acrescenta.
Tramitação
O projeto terá análise em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Maria Neves
Edição – João Pitella Junior