Acordo faz relator retirar emendas para estados que sediarão Copa
23/12/2009 - 16:15
Os estados que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 vão perder cerca de R$ 800 milhões no próximo ano com o acordo fechado na noite da terça-feira no plenário do Congresso que possibilitou a votação da proposta orçamentária.
A afirmação foi feita há pouco pelo relator-geral do projeto, deputado Magela (PT-DF). Pelo acordo, o relator teve que retirar todas as emendas de investimentos apresentadas por ele para obras relacionadas à Copa. A oposição condicionou a votação do orçamento à exclusão das emendas.
Cortes prejudiciais
"Os cortes são muito prejudiciais. Foi um erro tomar essa decisão, mas fomos forçados a decidir assim pelos partidos de oposição", disse Magela, em entrevista coletiva. Ele afirmou que as emendas tinham sido negociadas com os representantes das lideranças partidárias na Comissão Mista de Orçamento, inclusive da oposição (PPS, PSDB e DEM).
A manobra do DEM e do PSDB na noite de ontem, para ele, representou uma intervenção direta dos líderes dos partidos nas suas representantes na comissão. "Pelo que eu entendi, os representantes dos três partidos [PSDB, PPS e DEM] na comissão foram destituídos", disse Magela. Os representantes são, respectivamente, os deputados Nárcio Rodrigues (MG), Humberto Souto (MG) e Cláudio Cajado (BA).
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo