PEC da alimentação abrirá trabalhos do Plenário em 2010, crê Temer
17/12/2009 - 18:18
O presidente da Câmara, Michel Temer acredita que os trabalhos serão iniciados em 2010 com a votação em segundo turno da PEC da Alimentação (47/03). Consenso entre os deputados, a PEC coloca o direito à alimentação entre os direitos básicos da Constituição. "Não deu tempo de ser votada, não há nenhuma divergência, mas foram tantos os projetos apresentados que não houve tempo material para terminar a votação", disse o presidente nesta quinta-feira.
A agenda do pré-sal e projetos voltados para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 devem ocupar a pauta nos primeiros meses. Segundo Temer, o compromisso com esses temas já está firmado entre os líderes. O piso único para policiais civis e militares também pode ser votado, assim como o Estatuto da Juventude.
Ficha limpa
Temer disse que vai se empenhar para colocar em votação o projeto da ficha limpa (PLP 518/09), que proíbe a candidatura de pessoas condenadas por crimes ligados a desvios graves. Ele não descarta uma reforma política mais ampla, mas isso vai depender dos debates em 2010. "De qualquer forma, não acredito em regras feitas para a próxima eleição, deveriam ser regras para 2014", disse.
Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo