Deputado contesta plantio da cana-de-açúcar na Amazônia
09/12/2009 - 18:04
Diante das posições contrárias da maioria dos parlamentares da Amazônia ao Projeto de Lei 6077/09, do Poder Executivo, que regulamenta o Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-açúcar e restringe o plantio no território nacional, o deputado Eduardo Valverde (PT-RO) afirmou que a plantação de cana-de-açúcar na Amazônia não vai ajudar o problema social na região.
Ele participou de audiência pública, encerrada há pouco, na comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional para debater o assunto. Valverde chamou ainda a atenção para o clima da região, que, segundo ele, não é adequado para a plantação de cana.
Já o deputado Zequinha Sarney (PV-MA) explicou que o projeto não proíbe que se plante na região, mas apenas no bioma, caracterizado pela mata densa.
Base técnica
O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc disse que foi a Embrapa que forneceu a base técnica do zoneamento agroecológico, respondendo ao deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) que pediu justificativa técnica para a exclusão da Amazônia no plantio de cana-de-açúcar.
* Matéria atualizada às 18h30.
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Newton Araújo