Deputado debate com diplomatas Grupo Parlamentar Brasil/Itália
08/12/2009 - 19:42
O vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), recebeu nesta terça-feira o ministro conselheiro da Itália Mário Trampetti e o primeiro secretário da embaixada Pietro Vacanti para tratar da criação do Grupo Parlamentar de Cooperação entre os dois países.
No encontro, os diplomatas italianos apresentaram a proposta daquele país para a criação do grupo parlamentar. O protocolo de cooperação entre as Câmaras dos dois países foi assinado em janeiro de 2002, porém não foi efetivamente criado.
A intenção do contato entre os dois Parlamentos é aliar as ações entre os governos e assim aprofundar diálogos entre os países. O grupo parlamentar tem ainda a intenção de fortalecer o desenvolvimento das relações entre a União Européia e o Mercosul.
Comissão parlamentar
Para isso propõe-se a criação de uma Comissão Parlamentar de colaboração entre as duas Câmaras, a reunir-se uma vez por ano, alternadamente na Itália e no Brasil. A Comissão será presidida em cada país pelo vice-presidente da Câmara.
Entre outras funções, a Comissão fará análises e estudos sobre temas de interesse comum relativos a qualidade da legislação, à transparência da vida pública e à igualdade social.
O acordo propõe também o intercâmbio de funcionários das Câmaras a fim de permitir um maior conhecimento e funcionamento das respectivas atividades parlamentares, colaboração entre os serviços de documentação e bibliotecas, organização de manifestações culturais conjuntas, entre outras ações.
Da Redação/NA