Meio ambiente e energia

Deputado defende biocombustíveis na Conferência da ONU sobre Clima

08/12/2009 - 19:11  

Luiz Xavier
Colbert Martins: não existe redução de área plantada com alimentos para produzir biocombustíveis no Brasil.

Relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, o deputado Colbert Martins (PMDB-BA) defendeu nesta terça-feira a posição brasileira em favor da produção dos biocombustíveis, durante a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, em Copenhague, na Dinamarca – a COP 15.

Ele acompanhou parte do evento paralelo que o governo brasileiro organizou hoje, em Copenhagen, para esclarecer dúvidas gerais em relação à contribuição dos biocombustíveis para a mitigação das mudanças climáticas.

O etanol, que pode ser produzido a partir de cana-de-açúcar, mandioca e sorgo sacarino, e o biodiesel, que é derivado da mamona, soja e palmáceas, foram apresentados como fontes energéticas de baixa emissão de gases causadores do efeito estufa.

Alimentos X combustíveis
Segundo Colbert Martins, a apresentação brasileira atraiu vários empresários e representantes de governos e da sociedade civil, principalmente da Europa. O deputado avalia que o encontro também serviu para esclarecer equívocos quanto a uma suposta disputa entre áreas para a plantação de alimentos e para o cultivo de produtos que são a base dos biocombustíveis.

"Aqui na Europa, a difusão dessa informação falsa - de que o Brasil estaria trocando produção de energia pela de alimento - foi muito claramente desmistificada e desmentida”, avalia o parlamentar.

De acordo com o deputado, esta era uma preocupação dos europeus “e foi afirmado aqui com muita clareza: não existe redução de área plantada de alimento no Brasil; a produção do etanol dá-se pelo aumento da produtividade das nossas áreas", assegura.

Maior produtor
O Brasil é o maior produtor mundial de biocombustíveis e prevê investimentos de R$ 23 bilhões na expansão da produção e da oferta dessa fonte energética alternativa até 2017. Na Câmara, os biocombustíveis são o tema exclusivo de uma subcomissão da Comissão de Meio Ambiente e de um Grupo de Trabalho da Comissão de Minas e Energia.

Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.