Amazônia discute liberação de recursos para rodovia no Mato Grosso
02/12/2009 - 20:03
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência para discutir as providências necessárias para a liberação dos recursos consignados no Orçamento Geral da União de 2009, aprovados por meio de emenda no valor de R$ 15 milhões.
Os recursos serão destinados para diminuição dos impactos causados pela falta de investimentos na rodovia MT-100 que liga Barra do Garças ao Alto Araguaia, no Mato Grosso. A reunião - proposta pelo deputado Valtenir Pereira (PSB-MT) e aprovada nesta quarta-feira - ainda não tem data definida.
Para o deputado, a aprovação da emenda da bancada do estado tem por objetivo realizar obras de infraestrutura e tornar possível o tráfego na MT-100, reduzindo um percurso de 450 Km. “O percurso fará a integração de mais 20 municípios, desenvolvendo uma região conhecida como ‘Vale dos Esquecidos’”, lembrou.
Ainda de acordo o parlamentar, o tráfego livre vai colaborar com a redução do preço do frete e no aumento da competitividade nacional e internacional da produção agrícola e pecuária do Vale do Araguaia, permitindo também o desenvolvimento regional. “Os investimentos visam diminuir os obstáculos naturais, como as serras de arenito, que criam problemas de escoamento da produção da região”, disse.
Convidados
Serão convidados os secretários-executivos dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Bernardo de Azevedo Bringel; e da Integração Nacional, João Reis Santana Filho; o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani; e o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Vilceu Marquetti.
Da Redação/NA