Cidades e transportes

Técnico do Ipea sugere leis específicas para motociclistas

02/12/2009 - 16:44  

O aumento da frota de veículos no Brasil, principalmente de motocicletas, também foi abordado na audiência. O técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho sugeriu a elaboração de políticas destinadas a regulamentar o trânsito de motos no País.

Ele afirmou que o crescente número de motos circulando nas vias brasileiras é uma das principais causas de acidentes. De acordo com dados do Banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), os usuários de motocicletas responderam por 22% das mortes no trânsito em 2007.

Em sua opinião, os acidentes de trânsito deixaram de ser apenas um problema de saúde pública e se tornaram um problema econômico. Dados do Ipea e do Denatran indicam que os custos de um acidente com morte ultrapassam R$ 490 mil. Um acidente sem vítima gera custos de R$ 19 mil.

Sinalização
Carlos Henrique Carvalho apontou ainda problemas nas vias brasileiras, como a falta de sinalização, como responsáveis pelos acidentes. "Faltam programas de manutenção da sinalização. Há vandalismo, mas também há casos em que as placas se enferrujam e não são substituídas", disse.

O técnico do Ipea criticou a baixa destinação de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e para a manutenção de rodovias. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), entre 2002 e 2008, de um total aproximado de R$ 51 bilhões arrecadados com a Cide, apenas R$ 19 bilhões foram pagos.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Regina Céli Assumpção

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