Câmara aprova prorrogação da CPI do Desaparecimento de Crianças
02/12/2009 - 12:14
O Plenário iniciou a Ordem do Dia e aprovou, em seguida, a prorrogação por 60 dias do prazo de funcionamento da CPI sobre o Desaparecimento de Crianças e Adolescentes. A CPI encerraria seus trabalhos em 16 de dezembro.
A contagem do prazo de prorrogação será interrompida durante o período de recesso parlamentar (23 de dezembro a 1º de fevereiro). Com isso, a CPI poderá funcionar até os últimos dias de março.
Obstrução
Apesar dessa aprovação, os partidos de oposição continuam em obstrução. Como parte dessa estratégia, os deputados oposicionistas apresentaram uma série de requerimentos para tentar adiar a análise da Medida Provisória 470/09. A MP autoriza a União a transferir à Caixa Econômica Federal R$ 6 bilhões em títulos públicos e precisa ser votada antes dos projetos.
O deputado Cláudio Cajado (BA), vice-líder do DEM, explicou que o partido está em obstrução porque quer a votação de emenda do Senado ao Projeto de Lei 1/07, que garante aos aposentados que ganham acima do piso reajuste equivalente ao do salário mínimo. "Se quiserem votar contra, façam isso publicamente, mas não podemos deixar para decidir isso apenas no ano que vem", disse.
O deputado José Genoíno (SP), vice-líder do PT, disse que a oposição utiliza os aposentados para esconder a verdadeira causa da obstrução, que é não votar os projetos do pré-sal. "Estamos empenhados com uma política de valorização do salário mínimo, de ganhos para os aposentados acima da inflação, mas agora é o momento de discutir o mérito dos projetos do pré-sal", disse.
Atualizada às 12h30
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli