Relações exteriores

Relações Exteriores debaterá ações diplomáticas no Vietnã

01/12/2009 - 19:22  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai realizar audiência pública com a presença do embaixador do Brasil no Vietnã, João de Mendonça Lima Neto, para prestar esclarecimentos sobre os trabalhos da embaixada brasileira no país. A reunião ainda não tem data definida.

Em 2009, o Brasil e o Vietnã comemoram 20 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. Para Damião Feliciano (PDT-PB), que propôs a audiência, a comissão visa intensificar as relações entre os países.

Segundo o deputado, a embaixada brasileira é reconhecida pela integridade em negociações bilaterais, fator fundamental para que funcione como interlocutora de uma política externa regular. “Fica claro que o país está bem representado diplomaticamente, que tem um papel não só de mera representação formal, mas de um agente ativo na formulação das mais variadas relações com outra cultura”, disse.

Acordos internacionais
O Brasil e o Vietnã já mantêm vários acordos, entre eles o que busca fortalecer as relações comerciais entres os dois países.

A República Socialista do Vietnã situa-se no sudeste da Ásia. A capital é Hanói e a língua oficial é o vietnamita. Com cerca de 80 milhões de habitantes, quais 80% vivem na área rural. Em 1998, o Produto Interno Bruto (PIB) do país somou aproximadamente R$ 68 bilhões. Os principais parceiros comerciais do Vietnã são Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e Japão.

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.